quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Welcome Sochi 2014 - As Imagens da Polémica


Estas são algumas das imagens da autoria do artista russo Vasily Slonov em exposição no Museu de Arte Contemporânea de Perm, nos Urais, que tem despoletado mais um acesa polémica na Rússia perante o endurecer do regime de Putin sobre alguns direitos e liberdades individuais.


A cerca de um ano dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, Vasily Slonov expressou-se de forma provocatória na utilização de símbolos russos como o urso, a balalaica e as matrioskas bem como na transformação dos cinco aros olímpicos em cordas de enforcamento, caveiras ou arame farpado. Não falta igualmente a imagem de um Stalin de dentes pontiagudos escondido debaixo da aparência de um doce e ternurento urso branco, numa clara crítica à Rússia dos tempos modernos, apesar do artista desmentir que as suas criacções tenham algum cunho político.


Como resultado imediato o Ministro da Cultura afastou o curado do Museu de Arte Contemporânea de Perm, Marat Guelman, sendo que alguns media da oposição russa denunciam que Vasily Slonov estará a ser indiciado judicialmente.


Sem comentários:

Enviar um comentário