sábado, 29 de junho de 2013

Ondjaki & Agualusa - Luanda Presente e Futura




Ondjaki e Agualusa, duas gerações, dois estilos, a mesma critica incisiva e mordaz à sociedade angolana de hoje em dia. O cenário, Luanda.



Se já conhecia a escrita de Agualusa, depois do "Milagrário Pessoal" e " A Teoria Geral do Esquecimento" (para além de várias crónicas em jornais), Ondjaki foi uma bela surpresa. Os "Transparentes" é um romance notável que nos faz realmente questionar (se mais razões fossem necessárias) se Angola é realmente o El Dorado que buscamos.



A corrupção e os jogos políticos, a troca de influências e a hipocrisia, a crise de valores e o descrédito pela vida humana. A ostentação e o esbanjamento de uns poucos perante uma maioria resignada a alimentar-se dos restos.



Ondjaki oferece-nos a visão presente de Luanda, Agualusa guia-nos a uma Luanda em 2020, palco de perigosas teias e intrigas, num cenário que tinha tudo para ser idílico mas não o é.



"Uma mulher cai do céu durante uma tempestade tropical. As únicas testemunhas do acontecimento são Bartolomeu Falcato, escritor e cineasta, e a sua amante, Kianda, cantora com uma carreira internacional de grande sucesso. Bartolomeu esforça-se por desvendar o mistério enquanto ao seu redor tudo parece ruir. Depressa compreende que ele será a próxima vítima"...assim começa "Barroco Tropical".



Dois romances que recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário