"Lookin' to Score" é o slogan de uma das t-shirts alusivas ao mundial de futebol de 2014 que a Adidas terá lançado nos Estados Unidos e que também se encontram disponíveis online.
O mote, algo como "à procura de marcar golos", é um jogo de palavras infeliz e a roçar o alarve num claro duplo sentido entre os golos que farão as delícias dos fãs do Mundial do Brasil e uma imagem estereotipada das brasileiras como objectos sexuais.
Para além da mencionada t-shirt há uma outra que titula "I Love Brazil", sendo o love representado por um coração que ostenta uma torneada "bunda" brasileira usando um fio dental.
A polémica está lançada e Flávio Dino, presidente da Embratur, empresa que gere o Turismo do Brasil, já anunciou que pretende pressionar a Adidas para que retire as t-shirts do mercado dado que as mesmas representam, na sua opinião, um claro desrespeito pelo povo brasileiro e um convite expresso ao turismo sexual.
É verdade que estas peças lembra-nos aquelas t-shirts que já vimos em 1001 cidades, em tipicas "lojas dos 300", onde até conseguimos achar alguma piada a estes trocadilhos sexuais e humor primário mas o certo é que caem muito mal numa marca com a dimensão internacional e responsabilidade social da Adidas, sobretudo tendo em conta a aposta clara que a marca tem feito em roupas de criador para o universo feminino.
É caso para dizer, "Bola Fora Adidas!"
Sem comentários:
Enviar um comentário