sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mr POO, a (Anti) Mascote!


Sabiam que na Índia mais de 620 milhões de pessoas (50% da população) defecam a céu aberto?

Apresento-vos Mr. Poo, a muito pouco encantadora e convencional mascote criada pela Unicef na Índia, parte de uma grande campanha de consciencialização que pretende mudar os hábitos de higiéne de boa parte da população indiana e dos graves perigos para a saúde pública que tornar a rua numa casa de banho colectiva acarretam.



A campanha intitulada Poo2Loo é acompanhada de uma bizarra animação, "Poo Party", sob uma batida tecno à Bollywood, onde desde as imagens, passando pelo efeitos sonoros até aos versos tudo é menos do que "pouco" pictorico:



"First thing in the morning what do I see? A pile of shit staring at me!"

"Take the Poo to the Loo...There's Poo everywhere..."


Polémico que baste aos olhos indianos, inarrável à sensibilidade mais Ocidental, é irreal que em pleno séc. XXI uma das 20 economias mais poderosas do Mundo tenha mais de metade da população sem acesso ao mais básico da higiene humana.


As razões em muito suplantam meras campanhas de consciencialização quando a clivagem entre ricos e pobres é gritante, onde há verdadeiros cenários de pobreza mórbida, fruto de uma enraizada sociedade por castas, numa reconfiguração de um quase feudalismo aos nossos dias.


Enquanto alguns se banqueteiam na exuberância, têm acesso aos melhores cuidados de saúde e a uma educação privilegiada, outros definham no esquecimento, no analfabetismo, na marginalidade, abandonados à fome, à doença, a uma vida sem sem sentido puramente por terem nascido no berço errado.

Estas são também algumas das razões (direi as maiores) que me levam a não eleger a Índia como destino a conhecer, não obstante a riqueza de uma herança cultural e histórica ímpares e belezas naturais verdadeiramente de sonho.

Sem comentários:

Publicar um comentário