segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pau Para Toda a Obra?



Criatividade ou humor bacoco? Assertividade ou imbecilidade? Oferece-se trabalho ou procura-se escravo bem comportado?


O anúncio publicado hoje pela empresa WINK, sedeada no Porto, no site “Carga de Trabalhos” poderá provocar o riso ou, pelo contrário, merecer uma reacção mais intempestiva de quem anda à procura de trabalho que, diga-se de passagem, não terá propriamente razões para estar bem-humorado.


Polémicas à parte, uma coisa é certa…Elogie-se ou critique-se o teor desta oferta de trabalho, os seus autores mais não fazem do que tantos outros mas estes de forma mais encapuzada de recorrendo a mil e um floreados.


Senão vejamos. Ao “procuramos alguém que não queira integrar a nossa equipa (…) Queremos alguém para trabalhar a sério” outros falariam em “flexibilidade”, “isenção de horário” e outros que tais. O próprio jargão “pau para toda a obra” configura o tão em voga, e muito apregoado pelas chefias, multitasking.



Voltando de novo ao texto, surgem de igual modo expressões por certo do agrado das mulheres…”Queremos alguém que consiga convencer uma promotora que o facto de estar “naquela altura do mês” não a impede de trabalhar e explique a outra de que o mundo não vai acabar só porque partiu uma unha!”…repare-se no enfase! …Graçola politicamente incorrecta ou machismo inveterado?  


A minha opinião sobre esta “prosa”? Bem, diria que o texto é imbecil, fruto por certo de um aspirante a comediante frustrado ou de um qualquer trauma de adolescência por resolver.


Criatividade está longe de ser sinónimo de bom gosto e, diga-se, de pioneiro o texto pouco tem, não sendo mais do que a mera réplica de outros de teor semelhante que de tempos-a-tempos teimam em aparecer


 Mas numa coisa dou razão ao autor…Escreve-se cada vez pior neste País.


Sem comentários:

Enviar um comentário