domingo, 8 de setembro de 2013

Portugal, Jamaica e as Olimpíadas de Inverno


Conhecem Camille Dias? O nome é por certo desconhecido para a maioria mas é por ela que Portugal vai estar representado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, Rússia, em Fevereiro do próximo ano.

A jovem esquiadora luso-suiça de apenas 17 anos vai participar nas modalidades de slalom e slalom gigante. 

Quando pensamos nas Olimpíadas de Inverno, imaginamos os países nórdicos, a Suíça, a Áustria, os países de Leste, os EUA ou o Canadá. Certo é que, fruto da nossa diáspora, Portugal tem-se conseguido fazer representar nas Olimpíadas de Inverno, tendo só por uma vez participado um atleta residente em Portugal, Duarte Espírito Santo nos Jogos de Oslo em 1952.


A Serra da Estrela com neve meramente sazonal não poderá por certo ser o berço de campeões e quanto a gelo fora de época só por certo na hora dos portugueses verem o seu saldo bancário ou a cada nova medida de austeridade anunciada.


Se Portugal não é por certo o país predestinado à prática de desportos de Inverno, o que dizer de representações tão mais exóticas quanto as do México, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Tailândia, o Quénia ou o Gana (genial o outfit da foto) ?


Nos Jogos de Calgary, Canadá, em 1988, a equipa de bobsled da Jamaica tornou-se a verdadeira coqueluche dos adeptos, criando uma verdadeira legião de fãs. O sucesso a par do insólito foi tanto que até deu lugar a um filme cómico inspirado na façanha do bem-disposto grupo vindo de terras de Bob Marley.


Como diriam os Jamaicanos..."We run t'ings, t'ings noh run we!" . Controla o teu próprio destino.


Sem comentários:

Enviar um comentário