terça-feira, 13 de novembro de 2012

Angry Birds - Licença para Matar





Comentava um amigo meu no Facebook “reflexão rápida acerca do jogo Angry Birds: Pássaros que matam porcos? WTF?"

Julgo que a maioria já conhecerá este peculiar jogo, autêntico best-seller para I-Phones, sistemas Android e outras plataformas.

Premissa chave, pássaros com um ar esgrouviado que são vertiginosamente lançados, ao melhor estilo kamikaze, contra caras de porco mutantes…sim mutantes, a menos que me digam que têm visto por aí bichinhos destes em verde. 

Que alucinogénica ideia foi esta de criar um ambiente bélico com tão estranhas criaturas? Temos pássaros-bomba, pássaros que insuflam, pássaros que lançam ovos-granada, pássaros que lançam mega bolas de chiclete….eu sei lá…Ai se o Hitchcock fosse vivo que blockbuster daria o filme “Pássaros” (e por falar nisso, não seria este o filme que o criador do jogo estaria a ver enquanto…digamos…fumava umas substâncias pouco recomendáveis?).

O certo é que o Angry Birds veio para ficar, dos jogos ao merchandising diverso, o sucesso de vendas é garantido.

Confesso que eu próprio ridicularizava com o sucesso do jogo até que ousei experimentar e dei por mim furiosamente a querer matar suínos arremessando passarada psicadélica.

A bicharada surge nos mais inusitados cenários e encarnando as mais diversas personagens. Agora que a quadra se aproxima, nem o Pai Natal escapou a esta autêntica “febre das aves”.

O jogo tem tido constante reedições, parecendo agora estar na moda a parodia a filmes conhecidos. Angry Birds chegou recentemente ao universo Star Wars. Temos um Angry Luke, um Darth Vader – Dark Lord of the Pigs, pigtroopers e até a mortífera Death Star virou Pig Star.

 


Se pensarmos bem não serão as ideias mais estranhas (mas ao mesmo tempo mais rudimentares) aqueles que por vezes melhor resultam. Observe-se alguns jogos que ficaram na História:

  • Pacman – Uma bolinha comilona que adora papar fantasmas; 
 
  • Sónic – Um ouriço supersónico com uma tara por aros de ouro;
 
  • Super-Mário – O famoso canalizador que luta contra monstros e ingere cogumelos mágicos (pronto, lá estão as drogas outra vez) em busca da sua donzela.

Para terminar só estranho ainda não ter sido criada uma Angry Merkel no combate aos “PIIGS*”.


*Para quem não sabe, o infeliz acrónimo pejorativo com que nalguns meios financeiros se referem ao núcleo composto por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha.


1 comentário:

  1. É uma forma de combater o stress! O jogo de tabuleiro é muito mais interessante. O meu filho de 4 anos adora as duas versões.

    ResponderEliminar