quinta-feira, 23 de maio de 2013

Artifício Digital - A Comunicação



Se é indesmentível que a era do digital tornou as comunicações mais céleres e flexíveis, não menos é que as mesmas ganharam o cunho de impessoais e híbridas. A cadência e a forma como são apresentadas tornou-as mecânicas.

No ritmo desenfreado do dia-a-dia somos bombardeados com emails, sms e mensagens nas redes sociais. O nosso papel não se limita a ler estes registos, na verdade estamos “obrigados” a interpretar o seu sentido, a decifrar  o estado de espírito do nosso interlocutor.

Se há mensagens que não deixam dúvidas, parte significativa, pelo contrário, configura  verdadeiros enigmas quanto à predisposição de quem as manda.

Quantos de nós já tiveram problemas ou pequenos mal entendidos com colegas de trabalho, amigos, ou com as respectivas caras-metades? A maioria, por certo.

Como detectar a ironia, o sarcasmo, as segundas intenções?

Falando olhos nos olhos, facilmente um elogio se tornaria um insulto e vice-versa. Um pretensa frieza seria na verdade timidez ou falta de confiança. Uma simpatia exacerbada estaria a esconder uma antipatia pessoal ou indiferença.

O que é certo é que na “aldeia global” de hoje estamos cada vez mais distantes uns dos outros. A ideia de comunidade é falaciosa, na verdade a solidão é a nota em crescendo neste verdadeiro artifício digital. 

2 comentários:

  1. Aqui está um bom ponto de vista! Gostei do texto. Levanta questões bastante pertinentes ao nível das redes sociais. "O que é certo é que na “aldeia global” de hoje estamos cada vez mais distantes uns dos outros." Não podia estar mais de acordo ;)

    ResponderEliminar