terça-feira, 16 de julho de 2013

"Long Walk to Freedom"



Cresci a ouvir falar de Nelson Mandela, incontornável herói sul-africano da luta contra o odioso regime do Apartheid e símbolo universal da perseverança, da tolerância e da justiça.


Li os seus discursos, vi atentamente os seus documentários. Tomei como de todos a sua luta, emocionei-me com a sua libertação. Madiba, como é carinhosamente tratado por aqueles que lhe são mais próximos, enfrenta por estes dias uma difícil  luta contra o último suspiro. 


Sendo Mandela um dos meus incontestados ídolos, estava ainda em falta com a leitura da sua autobiografia “Long Walk to Freedom”, a qual iniciei há dois dias. As cem primeiras páginas voaram num ápice, fruto de uma narrativa despretensiosa e apelativa que retrata a sua vida, desde a infância à luta pela libertação, do cárcere de 27 anos à histórica eleição como primeiro presidente negro da África do Sul. 


Qual contador de histórias, Mandela transmite-nos passo a passo os episódios e pessoas que o marcaram e que moldaram o seu carácter e ideais como hoje os conhecemos.


A personalidade digna e humilde de Mandela é bem patente desde tenra idade. É impossível ficarmos indiferente a passagens como esta:


Tinha sete anos e, na véspera do início das aulas, o meu pai chamou-me de parte e disse-me que devia ir vestido em condições para a escola. Até àquela altura, eu, como todos os outros meninos de Qunu, só tinha usado um cobertor, enrolado à volta de um ombro e preso à cintura. O meu pai  pegou num par de calças das dele e cortou-as pelos joelhos. Disse-me para as vestir, o que fiz, e eram mais ou menos do comprimento certo, embora a cinta fosse demasiado larga. O meu pai pegou então num pedaço de fio e cingiu-me as calças à cintura. Eu devia ter um aspecto cómico, mas jamais voltei a ter um fato de que me orgulhasse tanto como das calças cortadas do meu pai”.


I was seven years old, and on the day before I was to begin, my father took me aside and told me that I must be dressed properly for school. Until that time, I, like all the other boys in Qunu, had worn only a blanket, which was wrapped around one shoulder and pinned at the waist. My father took a pair of his trousers and cut them at the knee. He told me to put them on, which I did, and they were roughly the correct length, although the waist was far too large. My father then took a piece of string and cinched the trousers at the waist. I must have been a comical sight, but I have never owned a suit I was prouder to wear than my father’s cut-off pants.


No momento em que se está em curso a  adaptação de “Long Walk to Freedom” ao cinema, apesar da minha natural curiosidade, receio que apenas um actor seria capaz de encarnar o carisma de Mandela no grande ecrã. Falo claro de Morgan Freeman, que aliás já o fez de forma irrepreensível em “Invictus” de Clint Eastwood.



Quanto a mim, obrigado Madiba pelo exemplo de vida e de coragem. A luta tão difícil que estás a travar é mais uma vez de Todos Nós.

1 comentário:

  1. Uma bonita homenagem a um homem que tornou o Mundo um bocadinho melhor.

    Um beijinho,

    Carmen

    ResponderEliminar