sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vem aí a Troika! - O Jogo

















Hoje deparei-me com o genial jogo de tabuleiro “Vem aí a Troika. Uma bem-humorada “sátira da dinâmica de poder, pressão e influência, que dominam a vida de uma sociedade democrática”.  

O cenário é Portugalândia, “um país onde podem existir líderes corruptos e incompetentes, interesses financeiros obscuros e grupos de interesses que se estão nas tintas para o país, provocando a bancarrota do Estado e a vinda da Troika”. Segundo os criativos da empresa Tabletip Games “Qualquer semelhança com factos, entidades ou pessoas reais é mera coincidência”. Eu diria, neste caso ,que a ficção cada vez mais se confude com a realidade e porventura seja até bem mais lisonjeira em muitos casos.

No tapete do jogo cada jogador representa “um mais ou menos obscuro grupo de interesses que através de manipulação política, social e económica tenta ganhar poder, votos e dinheiro”. Segundo as regras sairá vencedor o jogador que acumular mais pontos criando a sua teia de influências, gerando consensos políticos, vencendo eleições, acumulando dinheiro e títulos de depósito em paraísos fiscais (offshores).

O jogo chega às lojas já esta 2ªfeira, dia 3 de Dezembro, e é por certo uma excelente sugestão de Natal. 

Quero dar os parabéns à empresa Tabletip Games e até lhes junto umas ideias, free of charge, para próximos lançamentos:

  • A Merkel manda (versão do popular o Rei manda / Simon says);

  • Traga-Cavaco (as pequenas bolinhas substituídas por mini bolos-rei);

  • “Quem é Quem” versão Processo Casa Pia (muito útil para ajudar as vítimas a melhor identificarem os seus alegados abusadores…tem bigode?...é careca?...usa boina?...);

  • O “Relvas” Sabichão (responde a tudo por equivalência);

  • Mikado para desempregados (com pontas mais afiadas consoante o grau de desespero);

  • Mini Batalha-Naval de Portas (jogo chega ao fim quando se afundam os 2 submarinos);

  • Tabuada do Gaspar (ao invés do simpático Ratinho);
 
  • Cluedo, edição "Quem roubou o dinheiro aos contribuintes?!"


Boa jogatana a todos!

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo...,,já chorei a rir com as tuas sugestões para jogos tu regista ja as patentes que só os titulos já denotam que vão ser um sucesso de vendas....adorei em particular o traga cavaco é de facto uma imagem que nesta altura do ano é já tradição tal qual o bolo rei.....eheh

    ResponderEliminar
  2. É melhor é lol! Tratar já do copyright! Beijo :)

    ResponderEliminar