quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fashion, Bugs & Skulls


Confesso que não percebo muito de moda. Tenho o meu próprio estilo, sei muito bem do que gosto mas não presto particular atenção às tendências. Por motivos profissionais durante a semana não me posso afastar de um certo formalismo ditado pelo uso do fato e gravata.

Sendo de certa forma um iletrado na área, devo dizer que tenho um particular pavor por aqueles que pensam que estar na moda é despejar todas as tendências de forma indiscriminada no seu visual diário. É um frenesim de riscas e padrões, um desastroso exercício de cor, o que dá azo a verdadeiros atentados visuais, por que não dizer a um freak show ambulante.

Hoje no entanto venho falar-vos de outro aspecto que me deixa muito curioso no mundo da moda e do qual os seus fieis seguidores não parecem abdicar.

Alguém me explica porque tão tenebrosos motivos como caveiras, serpentes, lagartos, aranhas, escorpiões e outros insectos são subitamente o último grito em roupa e acessórios? 


Há uns anos ligávamos estes motivos / símbolos a uma onda gótica, heavy metal ou a adornar um motoqueiro. Agora vê-los em meninas coquette ou muito pink é algo que confesso que me deixa com um semblante deverás divertido. Irónico quando a maior parte destas meninas daria o maior salto a ver um aranhiço à frente “ai que nojo!”, isto já para não falar da história das caveiras. Hoje damos por elas a usar expressões como “ai que caveira tão fofinha, é um amor. Adoro os brilhantes!”  ou  “este pendente em forma de escaravelho é um must”…It’s a strange world we’re living in!


As marcas referência não abdicam deles. Encontramo-los estampados na roupa e malas, a adornar ou na forma de colares, anéis, brincos, pendentes, broches (alfinetes de peito para não ferir susceptibilidades) e nos mais diversos tipos de acessórios. Pasme-se, como se isto não bastasse é impingido às “dóceis criaturas” a mais garrida e improvável palete de cores: É vê-los  em rosa choque, verde alface, azul-bebé, amarelinho, roxinho...Estão a ver bem o perigo que isto representa para festividades como o Halloween...já para não falar nos perversos efeitos sobre a indústria de filmes de Terror.

Está muito em voga no mundo da moda alguém referir-se a algo como sendo “the new black”. Não sou de intrigas mas parece-me que alguém levou este conceito demasiado à letra…




Fica uma última interrogação. Será que quem quiser optar por uma onda mais obscura terá que passar a ostentar joaninhas e passarinhos em alternativa? Face ao panorama actual este será porventura o futuro statement, a onda de rebeldia perante o mainstream.
 

4 comentários:

  1. Eu sou suspeita para comentar este artigo apesar de odiar caveiras tenhos o brincos "Skulls" (talvez por não soar bem aplica-se normalmente o termo em inglês) da primeira imagem. Também não sou fã de crocodilos mas comprei o colar Anna Dello Russo com este animal em verde e cheio de brilhantes. Tenho ainda um anel serpente and so on... No entanto não me considero uma fashion victim, gosto de seguir algumas tendências que me vão conquistando, e esta estranhamente sendo tão "repelente" já faz parte de alguns dos meus acessórios de eleição. Mas afinal o que é a moda se não uma forma de nos divertirmos? Girls just wanna have fun with fashion;)

    ResponderEliminar
  2. confesso que nao sou mesmo nada fã desta moda... e no entanto, ja tennho no roupeiro, uma ou duas camisolas com caveiras, meias, e ate para por nos atacadores dos sapatos.. mas nao sou eu que os compro... no way... oferecem à miuda... ;) gosto do teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh o facto é que elas moram no teu armário ;)! Ainda bem, agora fico a aguardar os teus futuros comentários ;). Beijos

      Eliminar