terça-feira, 23 de abril de 2013

As Mulheres e os Sapatos




As mulheres adoram sapatos, ninguém duvida, mas será legítimo dizer que “shoes are a girl’s best friend”…?

A estranha relação amor-ódio que as mulheres têm com os sapatos é algo que parece fugir à mais elementar lógica e que coloca mulheres e homens em polos opostos.

Desde logo o porquê desta necessidade compulsiva em comprar pares e mais pares de sapato…Pés são dois, a menos que se esconda por aí alguma centopeia, claro!

Mas esta estranha obsessão passa muito para além dos milhares de cores, formas e adornos no calçado à disposição das mulheres. O problema centra-se no verdadeiro masoquismo em nome da moda e de um ideal de beleza que lhe está associado. Para boa parte das mulheres o calçado ser confortável não é um requisito é um bónus, uma (inesperada) vantagem adicional. O determinante é o estilo e a elegância, nem que seja para os ostentar nos famosos 5 minutos de glória de quando em vez.

As mulheres podem reclamar, dizer que não encontram sapatos com que se sintam bem mas, no final do dia, na escolha conforto vs “elegância”, o primeiro é invariavelmente deixado para trás.

Os saltos altos são a verdadeira pièce de résistance, não há mulher que não os queira colocar, que não suspire por eles, sobretudo se vierem com a célebre sola em vermelho…as coisas que eu vou aprendendo…falo claro dos Louboutin, o Ferrari dos sapatos como já lhe ouvi chamar.


Sarah Jessica Parker é o exemplo perfeito desta conturbada paixão. A icónica (para qualquer fashion victim que se preze) Carrie Bradshaw da série “Sex and the City” foi recomendada pelos médicos a nunca mais usar saltos altos dado a deformação óssea que o uso dos mesmos lhe provocou ao longo dos anos.

Para nós homens este conceito de “sofrer pela moda” é algo que foge totalmente à nossa compreensão e o prático ou o confortável não tem necessariamente que significar enfadonho.  

4 comentários:

  1. André, vê-se mesmo que não conheces este livro...:D

    http://www.goodreads.com/book/show/678056.Shoes

    Fica uma sugestão muitíssimo bem humorada, e algo esclarecedora :)

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  2. Eduarda também não conheço:( Mas na verdade concordo com o artigo, apesar de cada vez mais dar primazia ao conforto não descurando claro a imagem. No entanto concordo que há sapatos que são autênticas máquinas de tortura.

    Beijinho aos dois:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carmen, TENS que conhecer...vais adorar a Cathy :)

      Beijooos para ti querida:-*

      Eliminar
  3. Edu só agora é que fui ver qual era o livro, conheço a Cathy há anos e adoro. Há um livro dela que tem tudo a ver comigo "Acordem-me quando vestir o 34". Estás a ver ficava a dormir eternamente. LOL Pode ser que o meu namorado veja este post e me compre o livro;)

    Beijinhos querida:)

    ResponderEliminar