quarta-feira, 15 de maio de 2013

Da Coragem à Mediocridade!


"Jolie Retira Mamas"?! É este o "brilhante" título escolhido pelo pseudo jornal Destak para noticiar um drama infelizmente comum a tantas mulheres?

Angelina Jolie, uma das mulheres mais sensuais à face do planeta, viu-se confrontada com a difícil decisão de recorrer a uma mastectomia preventiva aos dois seios perante a forte probabilidade de vir a desenvolver cancro da mama (87%) e dos ovários (50%). A opção foi tomada depois de ter sido detectado que era portadora de um gene “defeituoso” na sequência de exames médicos.

Aos 37 anos, a actriz, num emocionado mas afirmativo artigo que escreveu para o New York Times, intitulado "My  Medical Choice", declara que fez uma escolha a pensar nos seus filhos. E diz tê-la feito para que não tivessem de passar pelo mesmo que ela passou, ver a mãe morrer demasiado nova. 

“Quis escrever para dizer a outras mulheres que a decisão de fazer uma mastectomia não foi fácil. Mas estou muito feliz por tê-la tomado. As minhas probabilidades de vir a desenvolver cancro da mama desceram de 87% para menos de 5%. Posso dizer aos meus filhos que não precisam de ter medo de me perder para o cancro da mama.”

 Jolie declarou "que não se sente menos mulher", retratando o estigma e complexos por que passam muitas mulheres, marcadas por tão dure golpe na sua feminilidade, na imagem do seu corpo.

Nesta temível doença que não escolhe raça, estatuto social ou idade tão difícil mas corajosa decisão deve ser louvada e dignificada para a posteridade, não enxovalhada ou diminuída por criaturazinhas que julgam que é o vulgar e o "choque" é que "vendem" jornais.

Tendo já experimentado o jornalismo sei que por vezes os títulos dos artigos escapam à escolha dos seus criadores, sendo decisões puramente editorais. Se já por si é algo vergonhoso, caso a escolha tenha sido livremente feita pela "jornalista" Carla Marina Mendes, uma mulher, estaremos em face de uma inacreditável falta de sensibilidade, de humanidade perante um drama que lhe pode vir a ser terrivelmente próximo.

E assim vai o jornalismo…


8 comentários:

  1. Concordo inteiramente contigo.
    Os títulos são uma forma de puxar a atenção do leitor, mas por vezes escolhem tão mal as palavras que enfim, o que eles querem é vender, o resto não importa. Chegam por vezes a mentir ou a alterar alguns assuntos para que tenham lucro com isso e nem pensam sequer nas consequencias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, infelizmente é uma realidade cada vez mais presente nos media. Há uma crescente pressão para que se adopte determinado tom por forma a que os artigos sejam mais vendáveis.

      Obrigado pelo teu comentário e convido-te a continuar a acompanhar e participar no blog

      Eliminar
  2. Poderia explicar-me porque é que o uso de um termo médico é ofensivo ou chocante? Tb não deveríamos dizer cancro? Dizíamos "doença má"? É assim que vamos desmistificar estas questões e levar as mulheres a fazer rastreios? Com o que fica bem e o que não fica bem? Repito, trata-se de um termo médico, o único utilizado correntemente. Alguma vez ouviu falar do cancro do seio ou do peito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma como foi utilizado o título "Jolie Retira Mamas" em letras garrafais parece-me mais uma opção para apelar ao choque do que propriamente um apelo ou uma chamada de atenção para tão grave problema. Não é por certo a questão de usar mamas ou mesmo retirar as mamas mas a forma como me parece que se procurou (des)contextualizá-la

      Eliminar
    2. lamento, continua a não me chocar. deve ser um problema meu. "fez mastectomia preventiva" e "retira mamas" são expressões que significam o mesmo sendo que a segunda é mais facilmente entendível pelo grande público, não sei se está ou não em letras garrafais uma vez que não tenho a edição em questão. Aceito a diferença de opiniões, mas se o jornal foi populista concerteza que o seu artigo de opinião também o foi, procurando apelar ao lado mais fácil da questão "os bons sentimentos", "o mau e chocante jornalismo que se faz nos dias que correm", "a falta de valores que por aí grassa". Apelou á indignação fácil, não é pecado, mas também não é especialmente meritório. Ah, e eu concordo que realmente se abusa dos títulos chocantes e chamativos que depois nada tem a ver com a realidade, distorcendo e manipulando informação, e considero tal facto lamentável. "Jolie retira mamas" não é nada disso, é apenas a verdade, nua e crua. E como não se trata de um romance, mas de um jornal, não vejo qualquer problema nisso.

      Eliminar
  3. O Público, o Expresso e o DN todos optaram por usar Angelina faz mastectomia preventiva. Não me choca de forma alguma a utilização do termo mamas ou algo que se pareça mas a forma como na minha opinião se dedicidiu fazer disso um título mais sensacionalista

    ResponderEliminar
  4. Tal como as criticas que fiz tb estou disponivel para que as mms me sejam feitas. A diferença é que enqto este é um fórum de reflexão pessoal, ainda que aberto, no outro caso é a divulgação de uma notícia e ñ de um qq artigo de opinião num jornal de assinalavel divulgação. Como referi julgo que a abordagem ñ foi a mais cuidada e prendeu-se com outras razões. De qq modo é a minha interpretação e o debate é bem vindo.

    ResponderEliminar
  5. Tal como as criticas que fiz tb estou disponivel para que as mms me sejam feitas. A diferença é que enqto este é um fórum de reflexão pessoal, ainda que aberto, no outro caso é a divulgação de uma notícia e ñ de um qq artigo de opinião num jornal de assinalavel divulgação. Como referi julgo que a abordagem ñ foi a mais cuidada e prendeu-se com outras razões. De qq modo é a minha interpretação e o debate é bem vindo.

    ResponderEliminar