domingo, 5 de maio de 2013

Do Neandertal ao Metrossexual – O Homem Comum




Como homem preocupo-me com a minha aparência com o meu bem-estar. Aos trintas somos novos é certos mas o ritmo alucinante do dia-a-dia, o stress dos grandes centros urbanos tem uma grande carga sobre a nossa mente e o nosso corpo.

O cuidado com a aparência não dever ser entendido como qualquer forma de narcisismo ou, no outro extremo, como mera vontade de agradar aos outros. É acima de tudo um sinal de respeito e de valorização para connosco próprios.

Arrume-se de vez o preconceito, se é que chegou a existir, do homem que não cuida de si, do ser cujo ponto alto da higiene e valorização pessoal é o fazer a barba e o uso do sabonete. Ao contrário do que se diz os homens não se querem “Feios, Porcos e Maus”. Procurem a primeira mulher que diga o contrário. O odor forte ou a barriguinha da cerveja têm tanto de sex appeal como a mulher que cultive uma bela penugem facial. 

Poupe-se também no ridículo do ser efeminado cuja colecção de cremes e cuidados suplanta o de uma colónia inteira de mulheres. Há cada vez mais seres híbridos que da imagem à roupa pouco diferem do género feminino. Se ninguém quer o Abominável Homem das Neves para par, por certo o “Ken” também não é opção.

Fiquemo-nos pelo meio-termo. Que se usem esfoliantes, cremes hidratantes, que com a idade se opte pelos antirrugas e pelos cremes de olhos. Que aqueles que assim o quiserem recorram à depilação, aos tratamentos de estética ou outra forma de valorização.

O importante é sentirmo-nos bem e ninguém leva a mal se nesta luta contra o tempo levarmos alguns trunfos connosco.

Aproveita para agradecer a simpatia da Mary Kay que me enviou um creme de olhos "MK Men - Advanced Eye Cream". Apesar de não ter grande paciência para os rituais diários prometo que vou ser mais disciplinado na aplicação. 

1 comentário:

  1. Eu sou suspeita para falar, primeiro porque sou mulher e depois porque desde os 14 anos que uso cremes de rosto e corpo. No caso dos homens julgo que não será necessário começar tão cedo mas nenhuma mulher gosta do conceito "feios, porcos e maus"!

    De qualquer forma confesso que homens demasiado afeminados, por isso fiquemo-nos pelo meio termo. Felizmente muitas marcas de cosmética introduziram já no mercado óptimos produtos para que os homens se possam cuidar sem perder a virilidade;)

    ResponderEliminar