domingo, 14 de julho de 2013

Blogs Há Muitos Seu Palerma!



A blogoesfera é o culminar da democratização de conteúdos, do direito a ter um espaço público  onde são emitidas opiniões, desejos e pensamentos.

O blog é acima de tudo algo de cunho muito pessoal onde tudo, ou quase tudo, é permitido.

blogs (ou blogues) de moda, de cinema, de fotografia, de música, de culinária, de debate político, ligados às artes ou ao desporto e um sem fim de outras temáticas ou "atemáticas" que tornam rica e tendencialmente heterogénea a blogosfera.

Confesso que à medida que me vou embrenhado neste fenómeno, são cada vez menos os blogs que considero interessantes ou que valem a pena sequer uma visita exploratória.

A universalização dos blogs se por um lado permite às pessoas expressarem pontos de vista e ideias que de outra forma não seria possível, leva a que ao mesmo tempo se multipliquem "espaços virtuais" que nada mais são do que cópias e imitações de outros blogs já existentes, bem como a autênticos fóruns de mau gosto.


Independentemente da temática, há blogs bem estruturados, bem redigidos, enquanto outros são verdadeiros  atentados visuais e tentativas de linchamento da língua portuguesa. Há blogs que se fossem espaços televisivos teriam o rótulo de um Programa da Manhã, outros que por certo só encontrariam audiência a altas horas da madrugada na RTP 2.

O advento da democratização de conteúdos leva-nos a que cada um de nós tenha direito a ser blogger e há que respeitar essa premissa, independentemente de considerarmos que certos blogs deviam ser assinalados com aviso de "Perigo - Lixo Tóxico" ou "Cuidado, não abrir".

bloggers que se esmeram na busca de conteúdos originais, outros que soltam uma flatulência e lançam-se numa verdadeira dissertação,  repartida por vários volumes (leia-se "artigos"), sobre o tema.

O facto é que há que respeitar essa diversidade, embora parafraseando nos apeteça dizer "Blogs há muitos seu palerma!"

7 comentários:

  1. São como as opiniões...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Sim, blogs há muitos! E concordo com tudo o que foi referido no artigo. Mas são bloggers como nós, os mais "old school", que temos o papel de reverter esse síndrome de "atemáticas". Todos podem ter um blogue, mas ter quem leia os conteúdos, isso já é outra história. Tal como disse a MintJulep, opiniões há muitas!
    http://idealizando-textos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Caros Flávio e MintJulep, obrigado pelo vosso contributo. Sem dúvida que tal como as ideias cada é livre de opinar sobre o que quiser no seu blog. Claro que com a massificação os "blogs" surgem como ovos e a qualidade de conteúdos deixa de ser a mesma. Vemos muito blogs cujo autor dá erros de português de palmatoria mas isso infelizmente é algo transversal à nossa sociedade. Quanto ao bom gosto ou não é algo que entra no dominio da subjectividade apesar de por vezes ficarmos azuis com certas coisas mas, ao fim e ao cabo, o bom de tudo é que podemos escolher de forma livre o que lemos.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo autor, usei algumas citações deste artigo num artigo no meu blogue. Coloquei devidamente os créditos, mas sinto-me no dever de o notificar. Qualquer coisa, basta deixar por lá mensagem que eu corrijo ou apago.

    Link: http://idealizando-textos.blogspot.pt/2013/07/a-solucao-para-o-sucesso.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Flávio,

      Agradeço o cuidado e fico contente pelos elogios e sugestão de leitura que faz ao meu blog.

      Um abraço,

      André Paraíso Vicente

      Eliminar
    2. Ora essa, eu é que agradeço. Cumprimentos e boa sorte com a Cabana ;)

      Eliminar
  5. E bloggers que aproveitam um comentário a um texto de outro blogger para deixar o link para o seu blog em busca da tal visita exploratória? esses é que são grandes!

    http://www.aquifalasedetudo.blogspot.pt/

    grande abraço. there's no reason para haverem blogs, but we like it that way

    ResponderEliminar