sábado, 20 de julho de 2013

Caçadoras de Imperfeições


As mulheres são sem dúvida um género muito competitivo. Se por um lado idolatram a beleza e o estilo de algumas modelos, actrizes ou outras celebridades, rejubilam ao mesmo tempo quando detectam algum grama de celulite, sinais de acne ou uma ou outra ruga a despontar nas mesmas mulheres que elogiam e a que aspiram como ideais de perfeição. 

Com o evento das redes sociais multiplicam-se os posts intitulados “veja como elas ficam sem maquilhagem” ou “haha afinal também tem celulite” e o clássico “assim também eu”, referindo-se à equipa de produção que estas “beldades” têm sempre atrás e aos truques usados nos bastidores, longe dos olhares mais atentos. 



Critica-se o uso do Photoshop para disfarçar as imperfeições que todos temos e, aí tenho que reconhecer, por vezes de forma excessiva, o que leva a resultados finais que roçam o anedótico, em representações sui generis da anatomia humana. 


O que é certo é que as mulheres mantêm esta luta implacável na caça à imperfeição. Autênticas Sherlock Holmes de lupa em riste na relação amor/ódio com as modelos que as inspiram e simultaneamente desmotivam.

E vocês o que acham? Tudo é desculpável face à pressão mediática e exercida pela própria sociedade que as mulheres enfrentam? Seremos nos homens, de algum modo, corresponsáveis por esta obsessão?



2 comentários:

  1. A culpa é da indústria de beleza que fomenta a ilusão como sendo possível de alcançar num corpo humano (e não num boneco digital). Há muita perfeição imperfeita... e algumas marcas já perceberam que é por aí que podem marcar a diferença. Inclusivamente fala-se já numa nova era de modelos com corpos como nos anos 90. Hell yeah! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto nesse ponto Marta, há sem dúvida uma grande pressão por parte da indústria especializada sobre as mulheres na busca de um ideal de beleza ilusório. Mesmo os homens são crescentemente expostos a essa pressão, ainda que a anos luz daquela que vocês sentem. É sem dúvida de saudar um regresso às modelos saudaveis e perfeitas nas suas "imperfeições" dos anos 90. As minhas eleitas eram a Cindy Crawford e a Karen Mulder.

      Mas admite ;), vocês às vezes são mázinhas até umas com as outras hehe. As mulheres comparam-se constantemente.

      E que pensará o Bernardo a este respeito? Beijo

      Eliminar