terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cavalheirismo


Ser cavalheiro hoje em dia é quase como ser um corpo estranho numa sociedade onde a má educação e a falta de civismo são cada vez mais uma constante.  

O cavalheirismo parece ter caído definitivamente em desuso, numa espécie de esquecimento ou amnésia colectiva. Quiçá memória de uma civilização perdida.


Comportamentos e valores que me foram incutidos desde pequeno como sendo algo de normal, de bom-tom, são hoje em dia encarados, atrevo-me a dizer, com uma certa estranheza, porque não desconfiança. Por vezes até vistos com uma inocente ternura maternal “ai que querido, tão giro, mas que atencioso” como se fosse uma habilidade feita por uma criança pequena. 

Casos há ainda em que pequenos gestos como o deixar passar primeiro a mulher, dar o lugar nos transportes públicos, abrir a porta do carro ou assegurarmo-nos que a mulher vai do lado de dentro do passeio enquanto caminhamos a seu lado são vistos como uma quase afronta à sua individualidade, à sua emancipação. O cavalheirismo não pretende ser de modo algum um insulto às mulheres ou a constatação de alguma vulnerabilidade, pelo contrário é acima de tudo um sinal de respeito. 

O mesmo se passa por vezes com as pessoas mais idosas, embora estas prezem ainda por regra estes valores. 

Para mim o cavalheirismo é uma postura perante a vida, perante os outros. É um código de comportamento que não nos deve remeter para um passado distante mas algo a preservar na nossa conduta diária, porque há valores que são intemporais”.

4 comentários:

  1. Eu aprecio estes 'pequenos pormenores'. Acho que apesar de hoje em dia estes gestos serem considerados por muitos, como tendo caído em desuso, a atenção merecida por nós mulheres (e neste caso falo por mim), é algo de valioso. Gosto da atenção do cavalheiro!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes muito bem ;), como disse há valores intemporais que devem ser preservados e que nunca perdem o seu encanto. Bjo

      Eliminar
  2. Eu sou suspeita porque tenho sorte de viver com um cavalheiro. Por isso para mim hoje em dia é estranho é a falta de educação e maneiras que se instalou na nossa sociedade. Pior que não tratar com boas maneiras é mesmo a falta de civismo de que falas e que curiosamente se alastra também aos homens mais velhos, que eram habitualmente mais cavalheiros, mas tem certamente a ver com a crise de valores que atravessamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um triste facto e não desculpemos a crise de valores que vivemos com a conjunto macroeconómica negativa. E já agora mutio obrigado pelo elogio eheh. Beijo grande

      Eliminar