terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"Os Miseráveis"...A dúvida!



Ver ou não ver “Os Miseráveis”…Eis a questão?


O filme, que acabou de conquistar o globo de ouro para melhor filme (categoria comédia ou musical), apresenta predicados de peso. Começando pela adaptação em si de um dos grandes clássicos da literatura universal (“Les Misérables” de Victor Hugo), à mega-produção envolvida, passando por um elenco onde constam nomes como Russel Crowe, Hugh Jackman e Anne Hathaway, ao consagrado realizador Tom Hooper (entre outros, “O Discurso do Rei”) até ao facto de adorar filmes históricos, parecem estar reunidos todos os motivos e mais alguns para me dirigir à sala de cinema mais próxima. 


Todos, bem todos excepto um…silêncio que estamos em momento de confissão…Eu simplesmente abomino musicais! Confesso que me chateia vivamente estar a ver um filme e no momento em que as coisas parecem começar a ficar interessantes o raio dos tipos começam-me a cantar!


Dei a oportunidade ao “Chicago”, bom elenco e acção passada nos anos 30. Mal começavam a cantar e lá rezava eu para que o filme acabasse depressa. E nem falemos do “Moulin Rouge” ou “Mamma Mia”, a esses nem dei chance. Então no segundo caso…musical ­­­­­& Abba…bah, simplesmente desumano.


Quando falamos em musicais vem-me logo à memória o (infelizmente) intemporal “ Música no Coração”, razão porventura da minha aversão aos filmes do género. Para os mais novinhos, deixem que vos diga, nos anos 80 o filme passava mais vezes na televisão, sobretudo em época natalícia, do que um “Sozinho em Casa” elevado ao cubo. Quando a Julia Andrews começava a cantarolar o “Sound of Music” e o “Edelweiss” só pedia que viesse uma avalanche ou que a nossa amiga caísse pelo raio dos Alpes abaixo.


Bem, adiante, voltemos aos Miseráveis e à minha dúvida pseudo-existencial…Devo ou não ver o filme? Posso dizer-vos que já assisti ao trailer e alguns excertos do filme. Primeiro vi uma Anne Hathaway a cantar, e diga-se bastante bem, uma versão do “I dreamed a dream” que parecia funcionar sobretudo como pano do fundo numa sucessão fantástica de imagens. Até aí nenhum problema mas depois quando vi o Hugh Jackman e o Russel Crowe a “cantar..?!” a coisa começou a dar para o torto. Quais dois canastrões...



Bem, talvez esteja a ser mauzinho, mas enquanto decido se dou ou não uma oportunidade ao filme, não vou por certo perder o “Lincoln” de Steven Spielberg e o “Django Unchained” do inconfundível Tarantino, dois dos meus realizadores preferidos. Provavelmente também caberá na lista o “Argo” de Ben Affleck, vencedor surpresa do globo de ouro para o melhor filme na categoria Drama. Prova também que Affleck é sem dúvida mais talhado para a realização do que para as lides de actor.


E vocês, já viram ou vão ver alguns destes filmes? Qual é a vossa expectativa?

4 comentários:

  1. Vi os Miseráveis e adorei! mas eu nunca tive problemas com musicais ..

    C *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estou certo que o filme tem qualidade, a minha antipatia pelo género é que me leva a pôr reticencias. Mas pode ser que dê uma oportunidade ao filme...

      Espero que agora passes a seguir o blog ;) e sendo uma fashion blogger deixo-te um artigo que fiz em tom de brincadeira / pequena provocação. Bj

      http://acabanadoparaiso.blogspot.pt/2012/12/fashion-bugs-skulls.html

      Eliminar
  2. Vou começar agora a corrida às salas de cinema para ver todos os filmes que mencionaste e eventualmente outros mais girly e claro não vou perder os Miseráveis. Nem vou dizer que neste caso vou tentar te arrastar comigo e fazer-te mudar de opinião sobre musicais:)

    ResponderEliminar