segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"I'm Republican and I'm Stupid!"


Paul Broun, congressista republicano e membro da Comissão da Ciência da Câmara dos Representantes, afirma o que o Big Bang, a embriologia e a teoria da evolução das espécies são “mentiras directamente vindas do Inferno”. O congressista, que ao que parece também é médico (medo!), declarou durante um discurso numa igreja Batista que "enquanto cientista" descobriu provas de que a Terra não tem mais de nove mil anos e foi criada em apenas seis dias. Ao sétimo terá por certo nascido um parvo!


Fora um congressista democrata e poderia sentir-me surpreendido, agora de um partido que fabrica verdadeiras inteligências do calibre de Sarah Palin, Bush e companhia diria que estamos mais perante uma não-notícia. O partido republicano é a mais genuína representação do americano médio ignorante, egocêntrico e individualista. Autênticos paladinos do pseudo-moralismo, o partido republicano representa tudo o que há de pior numa nação que se intitula como farol da democracia, defensor dos fracos e oprimidos.

O que esperar de inteligências que continuam a ignorar a responsabilidade da mão humana pelas alterações climáticas, pela destruição da camada de ozono e da biodiversidade. O que esperar de quem continua a apregoar o livre funcionamento do mercado e o papel da “mão invisível” enquanto natural regulador de desequilíbrios. Na prática é a crença, em nada velada, na lei da selecção natural, na sobrevivência do mais forte ou melhor do mais astuto/ardiloso.

O fanatismo religioso e demagogia barata presentes nas declarações do Sr. Paul Broun não destoariam por certo se proferidas pela voz de qualquer fundamentalista islâmico.

Mitt Romney, candidato americano às presidenciais, referiu há alguns dias que “não percebia porque não se podem abrir as janelas num avião em movimento”. Nessa estranheza confesso que estou solidário, é uma pena ninguém decidir “arejar as ideias” quando o avião vai repleto destas aves raras.

A todos os norte-americanos que possam estar a ler este texto, façam um favor a vós mesmos e ao Mundo…On November 6th, go for Obama!
 


1 comentário: